(EVENTO ADIADO / Brevemente novas datas)
A II Edição do FESTIVAL VENTANIA começa em Sagres, no dia 14 de março de 2020.
Promovido pelo TEL – Teatro Experimental de Lagos, o VENTANIA é uma ação de ativismo
artístico sobre temas de ecologia social e cidadania global, tendo como mote o Dia Mundial da Água e o Dia Mundial da Floresta.
No imaginário da costa vicentina, na terra onde todos os ventos se encontram, onde o mar batalha com as falésias e onde acaba o mundo, é aqui que tudo começa. Um respirar conjunto de gerações, de perspectivas e de ideias. Um trilho construído por várias vontades e memórias, através do teatro e do circo. E uma consciência comum, a paixão pelo mar.
O Mercado Municipal de Sagres será o ponto de partida com “TOME E EMBRULHE” uma ação de ecologia social que passa pela distribuição em grande escala de sacos de papel.
Das 11:00 às 19:00 estará patente no Jardim de Sagres a instalação e paisagem sonora “WINDY”, uma obra criada a partir da reutilização de pranchas de surf, gentilmente cedidas por The Surf Experience (Lagos), Sagres Surf Shop Dora Gomes (Sagres) e Karra Surfwear Company (Carrapateira).
À semelhança do ano passado o Auditório da Fortaleza de Sagres volta a ser palco nesta nova edição, com um espetáculo de circo contemporâneo intitulado “ATEMPO”, uma obra lúdica e comovente, de muita energia, humor e poesia. Uma mistura de impressionantes acrobacias de forças combinadas, de dança, e de teatro físico, ao serviço de uma interpretação original sobre a evolução do ser humano e da nossa humanidade.
“THE INVISIBLE MARCH” encerrará o primeiro dia do Festival. Uma performance em forma de manifesto artístico sobre a poluição dos oceanos, criada de raiz pela dupla Mariana Schou e Rui Ferreira, em conjunto com a comunidade do concelho de Vila do Bispo, integrando utentes da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo e praticantes de Capoeira.
O VENTANIA propõe-se a espalhar pelo Barlavento Algarvio, espetáculos e ações de sensibilização, contemplando as áreas de circo contemporâneo, dança contemporânea, teatro, música e cruzamentos disciplinares: música/gastronomia, arte pública/instalação/performance, instalação/ paisagem sonora, procurando abranger públicos de várias idades e culturalidades, e promovendo co-criações com a comunidade local.
O VENTANIA irá surpreender o público com temáticas ligadas ao ambiente e à cidadania, num grito subtil de alerta ao desprendimento humano sobre aqueles e aquilo que nos rodeia: um território frágil como o Algarve, onde a emergência do turismo nos urge a mais eficientes respostas energéticas, à preservação do património natural e imaterial e ao combate à desertificação, procurando um equilíbrio nem sempre fácil. A escassez da água potável, os valores de preservação, de partilha e de cidadania, transversais à humanidade, estão aqui presentes numa leitura contemporânea doce e amarga, estética e poética, fazendo-nos sonhar e refletir ao mesmo tempo sobre o impacto humano na região, mas também no mundo.
Este evento está inserido no Programa 365 Algarve, estrutura financiada pelo Turismo de Portugal, com o acolhimento dos Municípios de Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Lagoa, Direção Regional de Cultura do Algarve e Águas do Algarve.
DIA 14 DE MARÇO, SÁBADO / SAGRES
10:00 / Mercado Municipal de Sagres
TOME E EMBRULHE
Thorsten Grütjen [DE / PT]
Ação de ecologia social / Circo contemporâneo
30’ / > de 3 anos / Gratuito
11:00 – 19:00 / Jardim de Sagres
WINDY / Jorge Pereira & Carlos Norton [PT]
Instalação e paisagem sonora
8 horas / > de 3 anos / Gratuito
16:00 / Auditório da Fortaleza de Sagres
ATEMPO / Cia. VAYA [CL / PT/ FR]
Circo contemporâneo
45’ / > de 3 anos / 3,00 €
Bilhetes : ventania.bol.pt e Fortaleza de Sagres (no dia do evento, 2 horas antes)
17:30 / Jardim de Sagres
THE INVISIBLE MARCH/ Mariana Schou & Rui Ferreira [PT]
Circo e teatro – Arte e comunidade
30’ / > de 3 anos / Gratuito
Mais informações:
ventaniafest@gmail.com
(+351) 962 512 133
facebook.com/ventaniafest
instagram.com/ventaniafest