“Momentos Fantásticos com Património: Lugares Falados em Comum”, um projeto da Vicentina – Associação Para o Desenvolvimento do Sudoeste, irá acontecer na Fortaleza de Sagres nos dias 23 a 24 de setembro (das 17h00 às 9h30).
Projeto multidisciplinar direcionado para famílias, integra um enquadramento do lugar “Que lugar é este?” por Rui Parreira, pelas 17h30, seguido do Chá das 5 – Grupo de Leitura Teatral, às 18h30. Esta é uma criação de Neusa Dias, Paula Gonçalves, Cristina Chafirovitch, Inês Cardoso e Marta Gorgulho, acolhida pela associação cultural, Rizoma Lab. Neste programa, textos de teatro nos desafiam a pensar sobre as forças e poderes da globalização em países outrora colonizados por Portugal. O texto apresentado será “O Pagador de Promessas” do dramaturgo, Brasileiro Dias Gomes.
Pelas 18h30, “O Mundo no Monumento”, atelier de expressão criativa com pintura e ilustração, será orientado por Sara Glória e direcionado para o público infantil (<12 anos).
Pelas 20 h segue-se Sabores da Lusofonia, cuja degustação manterá ainda o seu segredo. Sugere-se que os nossos participantes tragam alimentos da Terra e do Mar para partilha. A Roda da Capoeira, irá acontecer entre as 20h e as 22h, dinamizado pela Associação Jogando Capoeira. Este será o momento de aprender sobre as múltiplas características e riqueza de valores da Capoeira, hoje património cultural imaterial da Humanidade, e que é um dos maiores símbolos da manifestação cultural afro-brasileira.
E para terminar uma noite fantástica, nada melhor do que o “Contos de Lugares pelo Mundo” por Nelda Magalhães, pelas 22horas. Dormir e sonhar…. E o alvorecer na Fortaleza para o pequeno almoço e cheiro a maresia….
Actividade que inclui a pernoita no monumento, mediante inscrição (através de sonia.felicidade@vicentina.org)