𝗡𝗼 â𝗺𝗯𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗼 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗙𝗢𝗥𝗧𝗔𝗟𝗘𝗭𝗔 𝗖𝗨𝗟𝗧𝗨𝗥𝗔𝗟 𝟮𝟬𝟮𝟰 𝘃𝗮𝗶 𝗱𝗲𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲𝗿 𝗼 𝗘𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼 “𝗠𝘂𝗹𝗵𝗲𝗿𝗲𝘀 𝗲 𝗟𝗶𝗯𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲 – 𝗩𝗼𝘇𝗲𝘀 𝗻𝗲𝗴𝗿𝗮𝘀 𝗳𝗲𝗺𝗶𝗻𝗶𝗻𝗮𝘀 𝗲𝗺 𝗿𝗲𝘀𝗶𝘀𝘁ê𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗮𝗿𝘁í𝘀𝘁𝗶𝗰𝗮”, 𝗻𝗮 𝗙𝗼𝗿𝘁𝗮𝗹𝗲𝘇𝗮 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗴𝗿𝗲𝘀, 𝗻𝗼 𝗱𝗶𝗮 𝟭𝟲 𝗱𝗲 𝗻𝗼𝘃𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼, 𝗱𝗮𝘀 𝟭𝟱𝗵 à𝘀 𝟭𝟴 𝗵𝗼𝗿𝗮𝘀.
Trata-se de uma iniciativa organizada pela Fortaleza de Sagres, que propõe um diálogo entre passado e presente, confrontando marcas coloniais com narrativas decoloniais.
As temáticas a explorar serão em torno das heranças coloniais visíveis no espaço público, de como são vividas por pessoas negras, e de que forma a criação artística é uma via de resistência e de libertação desses legados, fundamental para a construção de políticas de memória.
Neste contexto, e relembrando o simbolismo de Sagres, procuram-se discutir novas narrativas, de mulheres negras, africanas, afroportuguesas e afrodescendentes.
A conversa será mediada por Paula Cardoso, fundadora da comunidade digital Afrolink.
Conta com a participação de Raquel Lima, poeta, arte-educadora, ensaísta, investigadora e artista transdisciplinar; Patrícia Moreira, autora, e a dupla Isabél Zuaa e Cleo Diára, artistas multidisciplinares que integram o coletivo AURORA NEGRA.
Todas as atividades culturais integradas no programa FORTALEZA CULTURAL são de entrada gratuita.
Para mais informações e reservas contacte: geral.fsagres@museusemonumentos.pt