A Fortaleza de Sagres assinala o Dia Nacional do Mar (16 de novembro) com um programa especial que une arte e ciência, sublinhando a profunda ligação deste território – o Promontório de Sagres – ao Mar, convidando o público a refletir sobre a importância do oceano na nossa história, identidade e futuro sustentável.
Neste contexto, no domingo, dia 16 de novembro, pelas 16 horas, a Fortaleza de Sagres irá apresentar A_Live, um projeto performativo concebido pela corpodehoje Associação Cultural, em que a performer ananeto (Ana Borges) explora a comunicação entre o corpo, a voz e o som profundo do contrabaixo de Álvaro Rosso.
No dia 18 de novembro, a Fortaleza de Sagres promove, em parceria com o Centro Ciência Viva de Lagos, a visita temática “Por Mares nunca dantes navegados”, uma viagem de descoberta pela geologia e biologia marinha da costa de Sagres, que se inicia na Fortaleza de Sagres, pelas 14h30. No Promontório de Sagres, o geólogo Paulo Fernandes (Universidade do Algarve) irá desvendar as histórias dos mares jurássicos, contadas através das rochas que moldam a paisagem. Num segundo momento, será visitada a Estação Marinha de Sagres, onde a investigadora Ana Lopes guiará os participantes sobre aspetos como as fragilidades do ecossistema marinho ou o inovador projeto de repovoamento de corais que se encontra a ser desenvolvido com o apoio deste centro. A visita termina por volta das 17 horas.
As duas atividades – A_Live e visita temática – são de entrada livre, embora sujeita a inscrição obrigatória.
Para mais informações e reservas contacte: geral.fsagres@museusemonumentos.pt


