DIVAM COM CINEMA E MÚSICA NA FORTALEZA DE SAGRES

A Fortaleza de Sagres acolhe no próximo fim de semana mais duas iniciativas no âmbito do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve. No sábado realiza-se o projeto IN CINEMA – Integração, Indiscriminização e Inclusão e no domingo há música com Rouge, um duo de acordeão e saxofone.

O Projeto IN Cinema Integração, Indiscriminação e Inclusão, promovido pelo Cineclube de Faro, apresenta os filmes Surfavela, de Joaquim Pinto e Nuno Leonel (1996), Rebirth, de Laura Basil Duncan (2019) e The Endless Summer, de Bruce Brown (1965). A escolha destes filmes relaciona-se com o tema do DiVaM deste ano “Direitos Humanos, Igualdade e Não Discriminação” e de como o cinema pode ser uma ferramenta para dirimir alguns estigmas e barreiras que as sociedades – que se pretendem justas abertas, fraternas, livres e solidárias – enfrentam, através de três ideias fundamentais: Integração, Indiscriminação e Inclusão
A exibição dos filmes no auditório da Fortaleza de Sagres realiza-se no dia 14 de novembro, às 16h00, e conta com a presença de convidados de associações ligadas ao surf.


O projeto Rouge é apresentado no dia 15 de novembro, também no auditório da Fortaleza de Sagres, às 17h00, com o duo Mário Marques (Saxofone) e Gonçalo Pescada (acordeão). Este projeto surge como um verdadeiro tributo aos mestres Astor Piazzolla e Richard Galliano pelo contributo inolvidável que deram à História da Música Universal. A mescla de “Novo Tango” com a “Nova Musette”, onde a abordagem aos fundamentos rítmicos do fraseado em jazz e a improvisação aparecem como elementos inovadores, mas ao mesmo tempo, também de escrita musical fidedigna às ideias originais dos compositores.
A iniciativa é da Associação de Acordeão do Algarve.

Inscrições através de: fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt ou telf. 282 620140

O programa cultural da Direção Regional de Cultura do Algarve DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos do Algarve – está disponível em http://www.cultalg.pt/
Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória).